O tratamento térmico de metais tem o objetivo de alterar as propriedades físicas dos materiais, removendo tensões internas, mudando sua dureza, resistência mecânica ou melhorando a usinagem, sem modificar a forma da peça. Veja em detalhes os serviços de qualidade que a Termotrat Tratamentos Térmicos em metais ferrosos oferece:
Alívio de Tensões

Alívio de Tensões

Procedimento responsável por eliminar tensões da peça, proveniente da solda ou usinagem. O alívio de tensões não provoca alterações na microestrutura.
Normalização

Normalização

O objetivo da Normalização é homogenizar a granulação das peças de aço para facilitar sua usinagem. Ocorre em duas etapas: o aquecimento e resfriamento. A temperatura escolhida depende da composição química do aço.
Envelhecimento

Envelhecimentos

As peças são aquecidas por um longo período, em temperaturas relativamente mais baixas, do que outros tipos de tratamentos térmicos. O envelhecimento é indicado para eliminar tensões internas do material, decorrentes da usinagem, solda ou forjamento do aço.
Revenimentos

Revenimentos

É o reaquecimento de peças temperadas para conseguir corrigir a excessiva dureza do aço, seguindo as especificações dadas pelo cliente.
Ferritização

Ferritização

Consiste em aquecer o material de forma controlada acima da zona crítica. A temperatura é mantida por um tempo e resfriamos a peça de forma lenta e gradual, dentro do forno fechado. Este procedimento promove a homogeneização da estrutura granular e diminui a dureza na maioria dos materiais.
Têmpera ao Ar Forçado

Têmpera ao Ar Forçado

O material é aquecido de forma controlada acima da zona crítica. Mantemos a temperatura por um tempo e através de turbinas que sopram ar, aumentamos a velocidade do resfriamento do material. Este procedimento promove a homogeneização da estrutura e eleva a dureza da peça.
Pertilização

Pertilização

Utilizada em peças que precisam de uma dureza maior do que a obtida após a Fundição. É o tratamento térmico que transforma a austenita em perlita.
Recozimento

Recozimentos

É o aquecimento das peças ferrosas acima da zona crítica, com resfriamento lento para reduzir sua dureza e proporcionar a melhor usinabilidade dos materiais.